sábado, 20 de dezembro de 2008

Fotografia e memória - Lendo fotografias
Por Yuri Bittar
http://www.yuribittar.com

O que a foto mostra? A fotografia mostra os objetos, pessoas e lugares presentes na cena, sua relação espacial, cores, formas e luzes. Isso é o que ela mostra e é muito diferente do que ela diz. Então o quê uma fotografia nos diz?
O que ela nos diz depende do nosso repertório, dos nossos conhecimentos, da nossa intenção para com a imagem, da nossa disposição em prestar atenção á foto, enfim, é algo que se constrói entre nossa mente e a imagem. A legenda ainda, se houver, é outra informação. A legenda não é uma verdade. Ela é o que foi escolhido para ser dito.

O que a foto não mostra? A foto não mostra quem a fez, como, por que, com que equipamento, em que condições, ás vezes nem quando ou onde.

O que a foto dá a entender? Parte do que ela não mostra podemos supor. Pelo cenário podemos supor o local, a época. Pelas características da imagem podemos imaginar o equipamento e até que fez a foto e sob qual intenção.

Ao estudar uma imagem devemos saber para quem ela foi feita, para quê ela deveria ser vista e o que ela impactou sobre quem a observou, no seu contexto original. Ao examinarmos uma foto de cartão postal por exemplo, temos que entender como aquela imagem foi vista na época em que foi feita.

Mas é importante obtermos o maior numero de informações possível, pois uma imagem simplesmente jogada e sem informações pode nos dar pistas falsas. Segundo Cássia Denise Gonçalves, em seu artigo “O Nome das Coisas”, uma fotografia fora de seu contexto pode nos iludir, podemos ver uma representação diferente do que o autor da foto teve intenção de produzir, e diferente também do que viu o espectador original da foto.


(Para ler o texto completo entre aqui )

Nenhum comentário: